terça-feira, 27 de julho de 2021

Quem é Kyra Gracie? Conheça um pouco da musa do Jiu Jitsu

Quem é Kyra Gracie?

Kyra Gracie é a primeira mulher da sua família a ganhar uma faixa preta no Jiu Jitsu e a competir ativamente no esporte. Habituada ao exercício físico desde a infância, cresceu observando de perto as competições de artes marciais, pois é sobrinha dos combatentes Renzo, Ralph e Ryan Gracie.

Devido aos vários campeonatos em que participou, viveu três anos em Nova Iorque e dois anos em Los Angeles. Desde 2010, voltou a viver no Rio de Janeiro, onde trabalhou como comentarista e apresentadora nos canais Globo, Sportv e Combate.

Atleta mais jovem ganhadora do ADCC

 

Kyra é a atleta mais jovem a ganhar o Campeonato Mundial ADCC sem quimono, aos dezanove anos de idade. É considerada por muitos como a melhor lutadora da história do Jiu Jitsu, pois nunca perdeu para um adversário do seu cinto e peso. Ela treina sempre com homens e diz que estão “mais frescos” porque desistem na primeira lesão.

Estudou Direito durante um ano e meio na Universidade Cândido Mendes, porém teve de desistir para treinar em tempo integral. Quando questionada sobre a sua vaidade, diz que só luta com unhas pintadas, tranças e cabelo penteado. Já recebeu inúmeros convites para ser modelo e atuar, e já fez um ensaio sensual para a revista VIP. Ela afirma de forma controversa que as mulheres não perdem a sua feminilidade com o jiu jitsu e que as competidoras masculinizadas tomam esteroides anabolizantes.

Investindo no empreendedorismo, Kyra lançou uma marca de roupa desportiva feminina dentro da linha de roupa da família Gracie, Fightwear.

A começo de Kyra Gracie nas competições

 

Kyra começou a treinar assim que pode andar e aos onze anos de idade começou a competir.

Uma vez, aos quinze anos de idade, pediu ao seu avô para a inscrever no campeonato estadual de pesos-penas. Quando chegou lá, percebeu que não estava inscrita nessa categoria, mas numa categoria dezenove quilos acima do seu peso e no absoluto. Não “pipocou”, ganhou as lutas e até começou a competir mais no absoluto.

A Consagração

 

Kyra ficou “conhecida” com dezesseis anos quando lutou com CJ Macue no Campeonato Pan-Americano. Apesar de tensa, ganhou a luta e conquistou sua faixa roxa. Desde então, Kyra tornou-se uma das maiores estrelas mundiais do jiu-jitsu, vencendo atletas excelentes e difíceis. Sem dificuldades, ela derrotou uma excelente judoca de Fortaleza, Ceará, duas vezes vencedora do Campeonato Universitário do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará.

Taciane apresentou-se como uma adversária difícil devido à sua brilhante carreira no judô, mas Kyra provou ser mais rápida e mais forte, vencendo a sua adversária em apenas cinco minutos. Ela também teve derrotas notáveis contra uma excelente concorrente do Ceará (Jiu Jitsu) e a lutadora de submissão Adriele, de Chapecó, Santa Catarina. Mais tarde, Kyra provou a sua supremacia no esporte ao derrotar a extraordinária lutadora de jiu jitsu Leka Vieira.

Títulos e mais Títulos

 

No Campeonato Brasileiro de Jiu Jitsu de 2008, Kyra ganhou a medalha de ouro na categoria de peso leve, derrotando a concorrente Luana Alzuguir. No Campeonato Mundial de Jiu Jitsu 2008 em Long Beach, Califórnia, ela ganhou novamente na categoria de peso leve e peso absoluto.

Julho de 2008 Kyra venceu o Campeonato Internacional de Jiu Jitsu do Rio Open. Ela lutou na categoria de peso leve e venceu Rosalinda Ferreira. Novembro de 2008, Kyra venceu o campeonato da equipa brasileira. A 20 de Dezembro de 2008, Kyra ganhou o torneio Capital Challenge na Jordânia, derrotando Carol DeLazzer numa partida renhida.

No ano de 2009, Kyra foi segunda colocada no Mundial de Jiu Jitsu nas categorias leve e absoluto e também obteve o segundo lugar no Pan-Americano, na categoria leve.

Multi Campeã Mundial

 

No ano de 2010 foi campeã mundial pela quinta vez vencendo na final a atleta Luana Azulguir.

Pela primeira vez na história em 2011 uma mulher consegue se tornar três vezes campeã do ADCC.

Eleita atleta do ano em 2011 e integrante do Hall da fama do Jiu-Jitsu. Atualmente ela se prepara para ingressar no MMA e trabalha como comentarista de lutas no canal Sportv/Combate.

Fonte: https://bjjtrainer.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a diferença entre o jiu jitsu japonês e brasileiro?

  O Jiu Jitsu é uma arte marcial cheia de história e técnica, que evoluiu de formas fascinantes ao redor do mundo. Embora suas raízes esteja...