Micael Ferreira Galvão, frequentemente chamado como Mica Galvão, é um grappler de Luta Livre e um faixa preta de jiu jitsu brasileiro do estado brasileiro do Amazonas. Atleta profissional altamente competitivo, desde a juventude, geralmente contra adversários mais velhos, Galvão foi promovido a faixa preta em 2021, aos 17 anos, menos de 3 anos após pegar a faixa-azul. Um ano depois, Galvão conquistou o Campeonato Mundial de Jiu Jitsu da IBJJF 2022, tornando-se o mais jovem campeão mundial de jiu jitsu brasileiro na faixa preta.
Leia também: Qual a importância do drill para sua evolução?
Quem é Mica Galvão?
Micael Ferreira Galvão nasceu em 8 de outubro de 2003 em Manaus, Brasil. Seu pai Melquisedeque Galvão, chamado Melqui Galvão, era investigador chefe da equipe especial de sequestro da divisão de autoridades de Manaus. Melque é faixa preta de jiu jitsu brasileiro e luta livre . O avô de Galvão era um conhecido treinador de kung fu.
Treinado por seu pai, o primeiro campeonato de Jiu Jitsu de Mica Galvão aconteceu aos 4 anos de idade. Alguns anos depois, quando ele tinha 10 anos, Mica Galvão começou a treinar na Luta Livre Esportiva, Mica Galvão também treinou Judô. Em fevereiro de 2011 seu pai iniciou o Projeto Nandinho, um programa para jovens de baixa renda e também adolescentes, com o objetivo de aprender Jiu-Jitsu, a academia foi iniciada em sua garagem, depois entrando no trabalho Dream Art, um programa adicional para jovens atletas apoiado pela Alliance Jiu Jitsu no Amazonas.
Junto com sua irmã, eles prontamente conquistaram todas as competições no Amazonas e no Brasil. Campeão Amazonense de Jiu Jitsu 2015, Mica Galvão com 11 anos, ganhou de todos os seus adversários e foi Campeão Amazonense pela 15ª vez. Em julho de 2015, Mica Galvão deixou o país pela primeira vez, para se juntar ao American National Jiu Jitsu Champion, em Las Vegas.
Ganhando relevância no Jiu Jitsu
Mica Galvão ficou conhecido no jiu jitsu por lutar com adversários mais velhos e bem mais pesados em "superlutas". Entre esses processos, o faixa verde Galvão, de 13 anos, ganhou de um faixa marrom de 25 anos já experimentado em lutas. Aos 15 Galvão foi promovido a faixa azul, vencendo a Frigideira Kids 2017 da IBJJF; um mês depois, durante evento conhecido como Copa Podio Orange League Event, onde os juvenis enfrentaram grapplers experientes, Mica Galvão finalizou Leandro Rounaud, ex-campeão faixa preta adulto do IBJJF Manaus Open. Em janeiro, Galvão conquistou o Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu da IBJJF, que aconteceu em Portugal, na categoria Juvenil, peso azul. Em agosto de 2019, Galvão conquistou o Abu Dhabi International Pro Champion, disputado em Manaus, na faixa-azul juvenil de -81 kg, enquanto sua irmã Sammi conquistou a faixa-roxa adulta feminina de -70 kg.
Aos dezesseis anos Mica Galvão foi promovido a faixa roxa, competindo na categoria adulto conquistou o Abu Dhabi Conquest 2019/2020, menos de um ano depois foi promovido a faixa marrom. Em abril de 2021, ele venceu o Abu Dhabi Grand Slam 2020/2021 na divisão de -77 kg. Em maio de 2021, Galvão participou do That's Number 1 (WNO) do Flograppling, vencendo o faixa preta Jacob Couch e o profissional do ADCC William Tackett por decisão unânime. Em junho de 2021 ele se juntou a Fight Sports de Roberto "Cyborg" Abreu, eles começaram uma parceria com o projeto de Melqui Galvão no Brasil dando um programa de intercâmbio entre sua sede em Miami e sua localização em Manaus. Mica Galvão revelou que atualmente disputa pela equipe Fight Sports daqui para frente nas competições. No mesmo ano, na Faixa Marrom, Galvão conquistou o Abu Dhabi Grand Slam World Pro e também o Campeão Pan Americano No Gi 2021 da IBJJF no peso médio.
Em 9 de julho de 2021, alguns meses depois de ser promovido a faixa preta na Luta Livre por seu técnico Totonho Aleixo, e apenas 9 meses após obter a faixa marrom de Jiu Jitsu, Mica Galvão de 17 anos foi promovido a faixa-preta de Jiu-Jitsu por seu pai Melqui Galvão. Galvão chegou a ser o mais jovem faixa preta de Jiu Jitsu no cenário do jiu jitsu brasileiro. Em outubro venceu o Abu Dhabi Conquest 2021/2022 Rio De Janeiro, vencendo todas as suas lutas por finalização. Em novembro de 2021, Galvão acabou sendo o atleta profissional mais jovem a disputar o AJP Mundial Pro campeão na faixa preta masculino, depois disso acabou sendo o competidor mais jovem a vencer o evento após mandar todos os seus adversários na categoria 77 quilos de divisão.
Fazendo história no Jiu Jitsu
Em abril de 2022, Galvão participou do BJJ Stars 8. Mica Galvão venceu a primeira luta contra o multicampeão mundial faixa preta Leandro Lo na decisão, a semifinal contra Mauricio Oliveira por finalização (lesão) depois venceu a final contra Lucas "Hunk" Barbosa, bicampeão Mundial (com kimono e sem kimono).
Em junho de 2022 conquistou a medalha de ouro no mundial IBJJF pela primeira vez na faixa preta. Mica Galvão se tornou aos 18 anos, o mais jovem campeão mundial de jiu jitsu da história ao derrotar Tye Ruotolo de 19 anos, na final dos leves.
Galvão conquistou a prata no Mundial ADCC 2022 ao vencer por pontos Dante Leon, Renato Canuto e Oliver Taza, mas perdeu para Kade Ruotolo na final.
O muleque é brabo né?
Gostou do conteúdo sobre o Mica Galvão?? Compartilhe com os seus amigos, isso é muito importante para nós. Obrigado.
Se inscreva no nosso canal do YouTube para ver nossos vídeos sobre a arte suave. Faça parte do nosso grupo do Telegram, postamos diariamente posições e conteúdos do Jiu Jitsu para o amante da arte suave. Oss…
Bons treinos.
Fonte: https://bjjtrainer.com.br